Total de visualizações de página

domingo, 25 de setembro de 2011

Procedimento para medição de aterramento

                              Procedimento de medição


        Embora tenham outros métodos, o mais utilizado consiste em medir a resistência do aterramento em função da queda de potencial usando um terra auxiliar, criando uma estrutura composta por uma haste de injeção de corrente, uma haste de medição de potencial e a resistência  de aterramento que esta sendo medida.

1-       Crava-se uma pequena haste, onde será injetada uma corrente, a uma distância suficiente (C) , que dependerá das dimensões do sistema de aterramento EX: Malha de 30 x 40 metros, a maior dimensão será de 50 metros.
2-       Crava-se outra haste, intermediária e alinhada entre o eletrodo e a haste da corrente (P) EX: Do caso anterior 50x 0,6 = 30 metros.
3-       Também mede-se a resistência cinco metros antes da distancia obtida para haste de tensão e cinco metros depois da mesma, obtendo assim valores desejáveis para medição de aterramento.
           
DETERMINAÇÃO DO CENTRO ELÉTRICO DO ATERRAMENTO


1-       As distancias de cravamento das hastes auxiliares são definidas a partir do centro elétrico do aterramento. Este centro elétrico é  a partir da configuração dos eletrodos que compõem o sistema de aterramento.
2-       Quando não se conhece a configuração dos eletrodos que compõem o sistema de aterramento,  o centro elétrico deve ser estimado a partir dos dados disponíveis ( por exemplo, a ponta onde o condutor de aterramento penetra no solo).neste caso, o eventual erro na determinação do centro elétrico prejudica a precisão da medição.
3-       Para sistemas de aterramento simétricos, o centro elétrico corresponde a ponto de simetria do aterramento, conforme os exemplos a seguir:
a)      Sistemas de aterramento compostos de hastes verticais
b)     Sistemas de aterramento compostos de condutores horizontais: para condutor horizontal em linha o centro elétrico é o ponto médio do condutor; para um condutor horizontal em estrela de 3 ou mais braços iguais, o centro elétrico corresponde ao centro da estrela;
c)      Para sistemas de aterramento composto de uma malha simétrica ( retângulo, quadrado, triângulo, etc.) o centro elétrico corresponde o centro da malha.


o da queda de potencial usando um terra auxiliar, criando uma estrutura composta por uma haste de injeç

Nenhum comentário:

Postar um comentário